Limpeza de Pisos de Madeira

Como Limpar Assoalhos, Tacos e Parquets

[Limpeza de Pisos de Madeira]

A maneira correta de limpar os pisos

Primeiramente vale lembrar aqui que quando falamos em pisos de madeira, estamos nos referindo aos três tipos de pisos, os assoalhos, os tacos e os parquets. Os procedimentos de limpeza e conservação são os mesmos para todos os tipos.

Como os pisos de madeira são produtos que não encardem, seus processos de limpeza e conservação são extremamente facilitados. Aliás, nunca é demais lembrar que a maneira mais comum de promover a esterilização desta estrutura trata do apostar em equipamentos como aspirador de pó, vassoura e um rodo com pano levemente umedecido.

Ou seja, não é necessário um esforço muito grande para que os pisos de madeira sejam limpos com o que há de mais qualificado no ponto de vista da manutenção da superfície em si.

Cuidados com água e produtos químicos

Já entre as recomendações sugeridas pelos especialistas em madeiras e substratos de chão propriamente dito, está o fato de que jamais, em hipótese alguma, pequenas, médias ou grandes quantidades de água podem vir a ser despejadas sobre o piso.

Por que isso acontece? Porque, a partir do momento em que ocorre uma atividade como esta, pode haver o que se conhece popularmente como problemas de empenamento e descolagem das peças.

Além disso, também cabe salientar que não devem ser utilizados detergentes ou produtos com química forte, uma vez que suas aplicações podem afetar a pintura de verniz e prejudicar toda a estética do piso em si. Ademais, também não devem ser utilizadas esponjas abrasivas, pois elas também podem riscar o verniz e danificar o acabamento.

Para driblar essas restrições, existem ceras específicas para madeira que, quando misturadas na água, podem facilitar o trabalho de esterilização da superfície. Neste caso, entretanto, só devem ser utilizados produtos indicados pela empresa que vendeu o piso.

[Limpeza de Pisos de Madeira]

Práticos e higiênicos

Completamente naturais e hipoalergênicos, os pisos de madeira, além de não acumularem poeira, também impedem a formação de resíduos e outros microrganismos que podem causar irritações à saúde humana. Por isso são perfeitos às pessoas que sofrem com alergias ou problemas respiratórios de diferentes tipos.

Para melhorar esta condição, os produtos necessários para a realização da limpeza dos pisos de madeira dificilmente se mostram agressivos ao meio ambiente.

Por fim, vale lembrar que, ao lado dos acessórios, os produtos químicos que precisam ser aplicados nos pisos de madeira para que suas superfícies fiquem limpas também não apresentam um alto custo.

[Limpeza de Pisos de Madeira]