Dicas para Instalação de Parquets de Madeira

Sobre a Instalação de Parquets

[Parquets de Madeira]

Dicas importantes de instalação

O processo de instalação dos parquets e dos lamparquets é muito parecido, mas com alguns pontos de diferenciação, devido aos seus formatos das peças.

O parquet é formado por placas com pequenas peças de madeiras agrupadas e coladas a um papel para mantê-las juntas, e o lamparquet é constituído de peças soltas, e tamanhos maiores.

A instalação do parquet é normalmente realizada com as placas coladas diretamente no contrapiso. Mais precisamente, o lado que contém o papel que serve para segurar as peças de madeira é instalado de forma que sua face fica alocada para cima da superfície. Este papel é removido no processo de lixamento.

Por sua vez, a instalação do lamparquet, é usualmente promovida com as peças coladas diretamente no contrapiso. Cada peça é colocada de modo único e individual, de forma encostada uma na outra.

O lamparquet pode ser instalado em algumas formas diferentes no ponto de vista do alinhamento das peças. É o caso de quando as peças são colocadas em linha reta e alternadas, em quadrados formando mosaicos, ou em formato de espinha de peixe.


Contrapiso para Parquets

Passo a passo no preparo do contrapiso

Tanto no caso do parquet quanto no do lamparquet, é muito importante saber como preparar o contrapiso para cada tipo de obra, como pisos térreos e superfícies em andares superiores.

Para piso térreo, por exemplo, deve-se usar uma lona plástica debaixo do contrapiso. Esta lona plástica deve ser colocada sobre a camada de pedra brita antes de fazer a massa de concreto para o contrapiso.

Também é importante impermeabilizar a estrutura com a maior correção possível para que a umidade não acometa a madeira a ponto de prejudicar sua durabilidade.

A seguir, é possível conferir o passo a passo para fazer o contrapiso usando a lona plástica. Confira:

  1. Nivelar e socar a terra

  2. Colocar uma camada de pedra brita sobre a terra

  3. Estender a lona plástica sobre a pedra brita

  4. Fazer o contrapiso sobre a lona plástica

  5. Desempenar e alisar o contrapiso

  6. Pronto: o contrapiso está preparado para colar o parquet de madeira

Para pisos em andares superiores, como é o caso de apartamentos e andares de sobrados, não é necessário o uso de lona ou impermeabilizantes por ambas as estruturas consistirem em contrapisos sobre laje.

Independente de ser piso térreo ou em andar superior, a base do contrapiso não pode ficar fraca, arenosa ou porosa. Pelo contrário, já que ela deve ser desempenada e lisa, de preferência quase queimada, para maior aderência pela cola.

[Contrapiso de Concreto para Pisos de Madeira]

Método de Instalação de Parquets

Parquet e Lamparquet

Colado diretamente no contrapiso

[Método de Instalação de Parquet e Lamparquet]