Instalação de Pisos de Madeira


Processo de Instalação

[Processo de Instalação]

Detalhes sobre a instalação

A instalação é feita na fase final da obra com o ambiente protegido com portas e janelas instaladas para proteção de incidência de sol e chuva, e também sem indícios de infiltrações pelo contrapiso ou pelas paredes. A pintura das paredes deve ser feita após a instalação do piso de madeira, protegendo o piso com papelão ondulado.

Após a instalação, existe um período de acomodação da madeira em torno de 15 dias, onde é comum uma pequena movimentação das peças, provocando abertura de frestas e desníveis, que podem ser corrigidas com calafetação.

Um perda em torno de 5 % a 15% de material ocorre devido a recortes nos cantos das paredes. A variação é de acordo com a forma de instalação e o tipo de piso de madeira. No assoalho tradicional a perda é maior podendo chegar até a 15% dependendo da forma de instalação no sentido de colocação das tábuas. No assoalho TG4, tacão, taco e lamparquet a perda é em torno de 5% a 10%. No parquet a perda é menor, em torno de 5%.

Como é feita a instalação

Na instalação as peças de madeira são coladas no contrapiso ou outro piso já existente, com cola especial para madeira, ou fixadas em caibros de madeira maciça embutidos no contrapiso, onde as peças são pregadas ou parafusadas.

Antes da instalação, alguns detalhes importantes devem ser observados.

  1. Contrapiso
  2. Deve ser feito de cimento bem reforçado e estar seco, liso e nivelado. Se for piso térreo, deve ser bem drenado e de preferência ter algum tipo de impermeabilização, como vedacit ou lona plástica.

  3. Colocação
  4. O ambiente deve estar livre de umidade e protegido do sol. O tempo ideal para a colocação é de 30 dias após a conclusão do contrapiso.

  5. Lixamento
  6. É feito em torno de no mínimo 7 dias após a colocação da madeira. Este prazo é necessário para a secagem da cola e a ambientação da madeira.

  7. Acabamento
  8. É feita a aplicação da pintura no piso lixado, e requer um prazo de 3 dias para secar antes de poder pisar. Existem alguns tipos que já vem com acabamento pronto de fábrica, necessitando apenas da colocação.

[Instalação de Pisos]

Métodos de Instalação

Parafusado

São utilizados parafusos para fixar a madeira em barrotes embutidos no contrapiso.

Para fixar as tábuas, são chumbados no contrapiso barrotes em forma de trapézio com intervalos de 30 a 40 centímetros, na posição perpendicular ao sentido de colocação das tábuas, bem alinhados e nivelados com os vãos preenchidos com argamassa.

As tábuas devem ficar bem prensadas umas as outras, e são feitos furos na parte de cima onde são colocados os parafusos. A cabeça dos parafusos são tampadas com pequenas peças de madeira.

Este tipo de instalação é utilizado em assoalhos tradicionais.

[Método de Instalação Pregado]

Colado

É usada cola para fixar a madeira diretamente no contrapiso ou outro piso já existente.

As peças de madeira são fixadas individualmente sobre o contrapiso ou outro piso já existente nivelado e impermeabilizado, com cola branca especial para pisos de madeira, ou cola PU (Poliuretando) isenta de água, seguindo um padrão de alinhamento. A quantidade de cola utilizada é em média de 1 kilograma para cada 1 metro quadrado de piso, e depois de colado, é preciso esperar um período de tempo em torno de 15 dias para adaptação e secagem da cola.

Este tipo de instalação é utilizado em assoalhos TG4, tacos e parquets.

Os assoalhos TG4 são instalados com as peças em sentido reto com encaixes macho-fêmea nas laterais e nas pontas. Os tacos podem ser instalados com algumas variações de desenhos como espinha-de-peixe, dama, paralelo e diagonal. O parquet possui apenas uma forma de instalação no desenho dama devido a sua forma de fabricação em placas com um desenho único.

[Método de Instalação Colado]

Contrapiso

Como deve ser preparado o contrapiso

O contrapiso deve ser preparado de cimento e areia proporção de 3x1 (três de areia por um de cimento), com 5 centímetros de espessura, impermeabilizado, nivelado e livre de umidade. Sua base é feita a partir da camada de terra com uma camada de pedra brita, um lastro de concreto e uma manta asfáltica ou lona plástica para evitar infiltração de umidade. Deve secar por um período de 30 dias antes da instalação do piso de madeira.

Para piso térreo deve-se tomar muito cuidado para que não sofra infiltração de umidade, pois ele costuma formar rachaduras onde a umidade sobe afetando a madeira. Para isso é fundamental a utilização de uma manta asfáltica ou lona plástica entre o lastro de concreto acima da camada de pedra brita e o contrapiso. Não é necessário o uso da manta ou lona para pisos em lajes ou elevados.

[Contrapiso para Pisos de Madeira]

Instruções para preparo do contrapiso

  1. A camada de pedra brita deve ser de 5 cm cobrindo a terra.

  2. Estender a lona plástica sobre a pedra até 5 cm na altura da parede.

  3. Preparar o contrapiso na proporção de 3 por 1 (Areia e Cimento).

  4. Fazer a massa bem forte.

  5. A espessura do contrapiso deverá ser de 5 cm.

  6. Deixar desempenado e queimado, passar com desempenadeira de aço.

  7. Deixar secar e curar por um período de 15 à 30 dias.

  8. Após este período pode-se fazer a instalação do Piso de Madeira.

[Preparo do Contrapiso]

Acabamento

[Acabamento Final]

A etapa final

O acabamento é uma cobertura superficial para proteger o piso do desgaste diário. É feito após o período de acomodação da madeira, com algumas etapas de lixamento até atingir um polimento desejável, e aplicação de verniz ou resina transparentes, resistentes a abrasão e elásticos para acompanhar as movimentações normais da madeira. Existem quatro opções para as resinas de acabamento: super-brilho, brilho, semi-brilho ou acetinado, e fosco.

Alguns tipos de assoalhos TG4 já vem com acabamento de fábrica, não necessitando de lixamento nem pintura após sua instalação.

Existe a possibilidade de restauração com o passar dos anos como novo lixamento e aplicação de verniz.

Etapas para um bom acabamento

  1. Lixamento
  2. Através de uma máquina apropriada é feita a raspagem e nivelamento com lixa grossa e depois mais duas raspagens com lixa mais fina para atingir o grau de polimento desejado.

  3. Calafetação
  4. Para corrigir possíveis falhas de colocação e frestas abertas durante a acomodação do piso, é colocado entre as rejuntas, uma massa feita do pó da própria madeira misturada com cola branca.

  5. Primeira demão
  6. A superfície é preparada aplicando verniz ou resina e depois é feito um lixamento com lixa bem fina para dar polimento.

  7. Segunda demão
  8. Com a superfície limpa novamente é aplicado o verniz ou resina e feito o lixamento para dar polimento.

  9. Demão final
  10. Esta é a última etapa onde é aplicado o verniz ou resina puros, buscando um resultado bem uniforme.

[Etapas para acabamento]

Rodapé

Utilizado no encontro do piso com a parede

O rodapé é um acabamento utilizado nos cantos onde a madeira se encontra com a parede. Consiste de ripas de madeira, geralmente do mesmo tipo utilizado no piso, de 2 centímetros de espessura e 5, 7, 9 ou 14 centímetros de altura. Os comprimentos variam, e é comum fazer emendas. Ele é colocado após a instalação do piso e também é lixado e pintado.

[Rodapé para Piso de Madeira]

Proteção para pintura das paredes e tetos

Cobrindo o piso com papelão

[Proteção para Pintura]

Piso protegido

[Proteção para Pintura]